imagem principal do artigo de blog Tipos de mascaras de protecção e o coronavirus

Os Tipos de Máscara de Proteção e o Coronavírus

Desde o início da epidemia do COVID-19 que tem existido uma corrida ao “equipamento de proteção individual” ou EPI, nomeadamente à máscara de proteção.

Queremos combater a desinformação e ajudá-lo a proteger-se a si e aos seus. Assim sendo, vamos explicar-lhe a diferença entre 2 tipos de máscaras de proteção: a máscara cirúrgica e o respirador. Fique a saber o que são, as grandes diferenças e para que servem.

Máscara Cirúrgica

A máscara cirúrgica é a máscara de proteção mais comum. Tipicamente, é utilizada em contexto cirúrgico.

Protege o utilizador de sprays, salpicos e partículas maiores/gotículas ou até possíveis infeções respiratórias. No entanto, não impede a inalação de pequenas partículas transportadas pelo ar (libertadas por espirros, tosse e certos procedimentos médicos).   

Possui bandas elásticas que se prendem atrás das orelhas e várias camadas que cobrem o nariz e a boca. Pode variar no design, por exemplo na cor. Geralmente é plana e retangular, com pregas ou dobras. A parte superior da máscara costuma conter uma tira de metal que se adapta ao nariz. Para além disso, é de utilização única e deve ser depositada no lixo após utilização.

Respirador

O Respirador é um tipo de máscara de proteção mais caro, mas também mais eficaz. O seu filtro funciona nos dois sentidos: do exterior para o interior e do interior para o exterior. Prende-se à volta da cabeça através de uma banda elástica. 

Impede a inalação de aerossóis (por exemplo, pó ou fumo), vapores e gases (por exemplo, desinfetantes ou gases anestésicos). Para além disso, protege de agentes infecciosos transmissíveis por via aérea ou gotículas (como é o caso do COVID-19 e do SARS, do H1N1, entre outros). Este é um produto de uso único, que não pode ser lavado e que deve ser colocado ao lixo após utilização. 

O mais comum é o Respirador N95 ou Máscara PFF2. A sigla PFF significa “Peça Facial Filtrante”. Foi criada no seguimento da Norma Europeia EN 149:2001, que classifica este tipo de máscaras de proteção em 3 classes dependendo do seu nível de filtração:

PFF1PFF2
(ou Respirador N95)
PFF3
Eficiência mínima de 80%Eficiência mínima de 94%Eficiência Mínima de 99%

A Direção Geral de Saúde aponta as Máscaras Cirúrgicas e os Respiradores N95 como as  mais indicadas. Recomenda ainda que estas só sejam utilizadas por: pessoas doentes, suspeitos de infeção por COVID-19 ou profissionais que estejam a prestar cuidados a doentes suspeitos de COVID-19. 

Se pretender utilizar uma máscara de proteção, leia atentamente as recomendações sobre a forma correta de manipulação das máscaras (no antes e no depois) da Organização Mundial de Saúde. 

O SNS24 publicou também um conjunto de medidas de prevenção que pode consultar aqui.

Pedimos que faça uma utilização consciente do equipamento de proteção individual. Não se esqueça que existe uma grande escassez do mesmo e que muitos dos nossos profissionais de saúde não estão protegidos.

——–

Visite já nossa Dotamed online e descubra a nossa gama de máscaras de proteção!