6 Dicas para Crianças sem medo do Dentista!

O meu Pequeno Paciente tem medo do Dentista, e agora?

De acordo com estudos realizados na Europa 1 em cada 4 pessoas têm medo de visitar o Dentista, quer por receio de um tratamento doloroso, fobia de agulhas ou medo dos sons e cheiros da clínica!
Este é um sentimento enraízado e muito frequente tanto em adultos como em crianças, mas se nos adultos a simples explicação do procedimento pode reduzir a ansiedade como fazer com os pacientes mais pequenos?

Temos 6 DICAS para si, que prometemos que o vão ajudar na hora de lidar com o medo dos seus pequenos pacientes!

1. Um consultório divertido e alegre.

Torne o seu consultório acolhedor para as crianças, aposte em cores claras, em elementos decorativos simples e coloridos. Na sala de espera tenha jogos, desenhos para colorir e livros, tudo para o seu Paciente se sentir bem recebido, quase que em casa!   Veja aqui o jogo “Crocodilo no Dentista” da Artmed Kids, vai tornar o seu consultório bem mais divertido!

2. “Más” Notícias? Só aos Pais!

Tem um comentário menos positivo sobre a saúde oral da criança, ou tem de fazer um tratamento mais agressivo e possivelmente doloroso? Fale apenas com os Pais sobre o assunto, que saberão a melhor forma de explicar o problema. Prive a criança de detalhes que a podem deixar assustada.  

3. Explique o Procedimento.

Antes de iniciar o tratamento explique-o de forma simples ao seu paciente mais pequeno, se ele perceber o que vai ser feito não vai ter medo. Para se fazer entender na perfeição utilize um Modelo Dentário, no qual poderá mostrar aquilo que vai ser feito.

Dê uma olhadela nos Modelos Dentários da Artmed, um deles vai ajudá-lo de certeza!

4. E que tal um prémio de bom comportamento?

Porque não premiar os seus pacientes se se portaram tão bem durante todo o tratamento? Pode premiá-los com um simples Diploma de Bom ComportamentoLápis de Cor ou Autocolantes Mas e o que lhe parece de escolher brindes educacionais, que incentivem à manutenção da Saúde Oral? Por exemplo Escovas de Dentes divertidas Guarda-Dentes de Leite, Porta-Escova de Dentes com Relógio de Areia ou Relógios de Areia para contabilizar o tempo certo para a escovagem perfeita! Os seus Pacientes vão ficar muito agradecidos e com vontade de voltar!

5. Os instrumentos podem ser assustadores, que tal mascará-los?

O medo das agulhas, seringas e dos mais variados instrumentos é normal, alguns deles são afiados, feios e verdadeiramente assustadores!  Então, porque não mascará-los? Utilize uma Máscara Descartavél com desenhos, Aspiradores de Saliva coloridos, Coberturas de Seringa com formas diveridas ou uma Luva para a sua Agulha de Anestesia! Para tudo isto e muito mais, é só visitar a marca Angie no site Dotamed!

6. Incentive a visita ao Dentista

Incentive os Pais a levar o filho ao Dentista assim que os primeiros dentes surjam, e não apenas em caso de doença. Isto fará com que a criança se familiarize com o espaço e reconheça a ida ao Dentista como algo normal.

Com estas dicas vai tornar-se, de certeza, no Dentista preferido da Pequenada! 

Não se esqueça, na Dotamed temos tudo aquilo de que precisa!