5 Dicas para cuidar da Saúde Mental na Quarentena

Em tempos de Quarentena, é normal a sua saúde mental ser afetada. A ansiedade e o stress começam a fazer parte do nosso dia-a-dia. O Coronavírus obrigou-nos a um distanciamento social forçado, alterando drasticamente as nossas rotinas. 

Se está em isolamento profilático ou quarentena , fique com cinco dicas ou passos para cuidar da sua saúde mental durante este período

1- Mantenha uma rotina durante a Quarentena 

A sua rotina “pré-COVID-19” foi drasticamente alterada e o seu corpo sentiu-o. Por forma a reduzir as consequências, tente que o seu dia seja o mais parecido possível ao que seria fora das paredes da sua casa ou apartamento. 

Ao acordar, troque o pijama pelo que seria o seu guarda-roupa normal. Tenha uma agenda preenchida ao longo do dia, a sua perceção do tempo será diferente e passará mais rápido.

Por fim, não prescinda de um sono regular, o seu descanso é muito importante. Tenha horas fixas para se deitar e durma, no mínimo, 7 a 8 horas. 

2- Ligue à sua família e amigos

Combata os sentimentos de distanciamento social. Use a tecnologia e as suas plataformas (Whatsapp, Skype, Zoom, Houseparty, entre outras) para falar e divertir-se com a sua família e amigos. 

Partilhe o que fez durante o dia e o que está a sentir com quem mais gosta. Sabemos que não é o mesmo do que estar frente a frente, mas faz toda a diferença num período como este.

3- Crie um objetivo para a Quarentena 

É normal sentir que perdeu o controlo do seu futuro e que esta quarentena não tem fim. Definir objetivos com uma data limite pode trazer algum controlo de volta à sua vida, enquanto se sente mais realizado e produtivo. 

Uma sugestão é experimentar ou aprender algo novo. Aproveite o tempo livre que tem e faça aquela coisa que sempre quis fazer, mas que “nunca teve tempo”.

4 – Medite 5 minutos por dia

Sente-se mais irritado(a) do que o normal? Tem dificuldade a focar-se? A explicação pode estar no acumular dos sentimentos negativos (por exemplo, a ansiedade e o stress). Assim sendo, é necessário tomar medidas que o ajudem a lidar com estes e para que se sinta mais calmo. 

Sente-se numa posição confortável, feche os olhos e, durante cinco minutos, inspire e expire profundamente. Tem dificuldade a meditar no silêncio? Há várias meditações guiadas que pode encontrar no Spotify ou no Youtube. 

Aprenda a manter-se calmo e a lutar contra os sentimentos de ansiedade, nervosismo e stress. A meditação continuará a ser uma ferramenta muito útil pós-COVID-19. 

5 – Mantenha uma dieta saudável e pratique exercício físico

Não se esqueça que a saúde mental e a sua saúde física estão interligadas. Se o seu corpo estiver bem nutrido (e sem excessos de açúcar), isso vai contribuir para o seu estado mental. 

Esforce-se para ter sempre um tempo reservado para o exercício físico. Quando se está fechado em casa, acaba-se por passar muitas horas parado (a trabalhar sentado ou no sofá a ver televisão) e o corpo continua a precisar de se movimentar. 

Esperamos que este artigo o tenha ajudado a lidar melhor com esta Quarentena. Visite o Blog Dotamed e leia todas as dicas que temos para si!